Os educadores/professores sentiam que seria importante experimentar o som, a música, para que pudessem aplicar novas e criativas metodologias em contexto de aprendizagem, com os seus alunos.
A partir do uso de objetos do quotidiano, alguns deles até já esquecidos, pois não existe a necessidade de lhes dar a sua verdadeira utilidade, iremos explorar o som através da sua utilização e transformá-los em novas sonoridades. A ideia de associação de sons, aparentemente estranhos à música, será a base. Partindo daí iremos explorar a criação de melodias e a junção destes sons com músicas tradicionais relacionadas com os ambientes quotidianos. Iremos procurar uma nova abertura para a exploração musical mais contemporânea, aliando a isto uma tradição musical minhota. Esta união pode levar a uma perceção de que o “velho” e o “novo”, quando unidos para um mesmo propósito, podem levar a caminhos que nem sequer acreditávamos existir. Gostaríamos que no final desta experiência, cada um fosse capaz de realizar esta exploração e transmiti-la a outros elementos.
Estimular a expressão de sensações e sentimentos através do som;
Potenciar o desenvolvimento pessoal, cognitivo e emocional;
Proporcionar a comunicação interpessoal através da experiência sonora;
Despertar para a criação autónoma de ações criativas com recurso ao som.
Mês | Dia | Horário | Nº sessão | Total Horas |
-Março | - 6 e 7 | -18h00 às 21h00 | -2 | -6h |
Duração | 6 horas. |
Dias de Duração | 1 |
Modalidade: | Ação de Curta Duração |
Formação | Específica |
Acreditação |