Sessão 1: (Presencial)
Apresentação da ação, conteúdos programáticos da ação e explicitação do modo como se processa a
avaliação.
Importância das tecnologias e das plataformas web como ferramentas cognitivas.
Integração no Office 365 com mesas digitalizadoras em sala de aula: OneNote, OneDrive, Geogebra,
Calculadora Gráfica, Telemovel em sala de aula, Ecrã interativo.
Sessão 2: (Síncrona)
Interface e configurações básicas do Kahoot! Exercícios práticos. Elaboração de um recurso específico.
O Kahoot! é uma plataforma gratuita, com uma forte componente lúdica, que permite construir e
aplicar questionários (Quiz ou Survey) e colocar questões para iniciar um debate (Discussion).
Sessão 3: (Assíncrona)
Trabalho prático
Sessão 4: (Síncrona)
Interface e configurações básicas do Edpuzzle. Exercícios práticos. Elaboração de um recurso específico.
O Edpuzzle é uma ferramenta gratuita para professores e alunos, permitindo-lhes trabalhar conteúdos
educativos de uma forma original. Permite ao professor transformar um vídeo numa vídeo-aula recorrendo à
seleção de uma parte do vídeo, esta pode ser comentada com voz e os alunos podem ser questionados
através de perguntas embutidas no vídeo.
Sessão 5: (Síncrona)
Interface e configurações básicas do Plickers. Exercícios práticos. Elaboração de um recurso específico. O
Plickers é uma ferramenta disponível na versão web e aplicativo para dispositivos móveis, de administração
de testes rápidos, que permite ao professor registar as respostas e conhecer em tempo real o nível da turma
quanto ao entendimento de conceitos e pontos chaves de uma aula. A aplicação gera e grava
automaticamente o desempenho individual dos alunos, criando gráficos e dados.
Sessão 6: (Assíncrona)
Trabalho prático
Sessão 7: (Presencial)
Apresentação e análise critica dos trabalhos práticos realizados.
Data de início: 29/01/2024 - 18h-21h (3h)
Data de fim: 22/02/2024 - 18h-22h (4h)
Duração | 30 horas. |
Modalidade: | Curso de Formação |
Formação | Específica |
Acreditação | CCPFC/ACC-122423/23 |