Ação de Formação: A63 - X Encontro Nacional EPTA Portugal
Datas: 6 a 8 de Dezembro de 2025
Local: Academia de Música de Ponte de Lima (Academia de Música Fernandes Fão – Polo de Ponte de Lima)
Curso de Formação com 25 horas (acreditação CCPFC/ACC-136525/25)
Inscrições: Link
O Ação de Formação X Encontro Nacional EPTA Portugal procura reunir docentes do ensino especializado da música num espaço de reflexão sobre os desafios que enfrentam hoje na sua profissão. O programa envolve uma série de palestras por pedagogos, intérpretes e investigadores convidados, incorporando questões e problemáticas centrais da pedagogia da música. A ação de formação é dirigida a todos dos docentes do ensino especializado da Música dos grupos 250, 610 e M1 a M32.
A EPTA Portugal, representada pela Associação EPTA LUSA, é uma delegação nacional da EUROPEAN PIANO TEACHERS ASSOCIATION, uma organização que integra associações de praticamente todos os países europeus e que tem congéneres extra-europeias em todos os continentes. A EPTA LUSA tem como fim, conforme expresso no artigo 2º dos seus estatutos, “contribuir para o aperfeiçoamento profissional dos intérpretes e pedagogos através de realização de formações; incentivar o diálogo entre professores e intérpretes, promovendo a reflexão e a troca de conhecimentos específicos da prática musical através de conferências, palestras, workshops e recitais musicais; promover a investigação na relação com as diversas vertentes da prática pianística; divulgar o conhecimento de novos princípios e técnicas de educação pianística e, com esta finalidade, promover contactos a nível internacional”. Ao longo da sua atividade, a associação tem procurado responder a necessidades de formação específicas de docentes das diferentes áreas do ensino da música, através da realização de ações de formação direcionadas aos diferentes grupos de recrutamento do ensino especializado. O programa do X ENCONTRO NACIONAL EPTA PORTUGAL, a realizar na Academia de Música Fernandes Fão, em Ponte de Lima, de 6 a 8 de dezembro de 2025, consubstancia todos os propósitos formativos específicos, contando com a participação de nomes cimeiros do panorama nacional e internacional do ensino da música, entre os quais Paul Harris, Penelope Roskell, Fred Karpoff, António Chagas Rosa, Hélder Entrudo, Ricardo Matosinhos, Paulo Oliveira, Paulo Bastos, Luísa Tender e Luís Pipa.

Objetivos a atingir:
Sensibilizar os docentes para o seu papel no contexto das novas exigências do ensino da música;
Proporcionar aos docentes oportunidades de debate e reflexão em torno de temáticas transversais como a pedagogia do ensino do instrumento, a técnica e a procura de novos caminhos estéticos;
Conduzir os profissionais do ensino de música a uma consciencialização da exigência esperada, através do contacto com intérpretes de diferentes gerações e orientações estéticas e artísticas diferenciadas e complementares;
Envolver os docentes na mudança de práticas no sistema de ensino-aprendizagem, de modo a promover um ensino de música mais incentivador e eficaz.
Conteúdos da ação:
1. Práticas performativas e novas abordagens à interpretação de repertório (7 horas);
2. Propostas de metodologias inovadoras para o ensino instrumental (8 horas);
3. Desafios e estratégias para o ensino de adultos iniciantes (2 horas)
4. Estratégias para o desenvolvimento de práticas performativas que contribuam para a saúde dos músicos (3 horas);
5. A composição musical e a sua inclusão nos currículos do ensino especializado da música (3 horas);
6. As novas tecnologias no ensino da música e a sua inclusão nas aulas de instrumento (2 horas).
Total: 25 horas
Calendarização e programa detalhado:
Sábado, 6 de dezembro de 2025
SESSÃO 1 (4 horas)
Propostas de metodologias inovadoras para o ensino instrumental (4 horas)
09h00 - Receção aos participantes e sessão de esclarecimento sobre ação de formação.
10h00 - Keynote speaker: Paul Harris - Simultaneous Learning.
12h00 - Ricardo Matosinhos - 35 Estudos Para Piano Op. 100 de Ricardo Matosinhos.
12h30 - Hélder Entrudo - O jardim: Música para Crianças.
(Pausa para almoço)
SESSÃO 2 (3,5 horas)
Estratégias para o desenvolvimento de práticas performativas que contribuam para a saúde dos músicos (1 hora) | A composição musical e a sua inclusão nos currículos do ensino especializado da música (1,5 horas)
14h30 - Penelope Roskell - Aula aberta.
16h30 – Paulo Oliveira - Entre edições e decisões: Um olhar crítico sobre as fontes musicais.
Propostas de metodologias inovadoras (1 hora)
17h00 - António Chagas Rosa - Trinta Prelúdios, Corais e Outras Coisas Mais.
(Pausa para jantar)
SESSÃO 3 (2 horas)
Práticas performativas e novas abordagens à interpretação de repertório (2 horas)
21h30 - Concerto de Gala - Penelope Roskell, Ana Teles, Fausto Neves, Fred Karpoff, Jill Lawson, Luís Pipa, Luísa Tender, Paul Harris, Paulo Oliveira.
Domingo, 7 de dezembro de 2025
SESSÃO 4 (3,5 horas)
As novas tecnologias no ensino da música e a sua inclusão nas aulas de instrumento (2 horas)
9h45 - Ricardo Matosinhos –Dorico: Notação Musical ao Serviço da Educação.
Propostas de metodologias inovadoras para o ensino instrumental (1, 5 horas)
11h45- 13h15- Paul Harris - How to sight-read.
(Pausa para almoço)
SESSÃO 5 (5,5 horas)
A composição musical e a sua inclusão nos currículos do ensino especializado da música (1,5 horas)
15h00 - Paulo Bastos - 25 anos do Curso de Composição no Conservatório Calouste Gulbenkian de Braga.
15h45 - Ana Telles – O piano esquecido de Luís de Freitas Branco.
Estratégias para o desenvolvimento de práticas performativas que contribuam para a saúde dos músicos (2 horas)
16h30 - Keynote speaker: Penelope Roskell- Teaching healthy technique to beginners and intermediates.
Práticas performativas e novas abordagens à interpretação de repertório (2 horas)
18h30 - Concerto Jovens Pianistas.
Segunda-feira, 8 de dezembro de 2025
SESSÃO 6 (3,5 horas)
Desafios e estratégias para o ensino de adultos iniciantes (2 horas)09h30 - Mesa Redonda (moderação: Luísa Tender) - Desafios e Estratégias para o Ensino de Adultos Amadores.
Práticas performativas e novas abordagens à interpretação de (1,5 horas)
11h30 -13h00- Estudos sobre pedagogia e performance.
(Pausa para almoço)
SESSÃO 7 (3 horas)
Propostas de metodologias inovadoras para o ensino instrumental (1,5 horas)
14h30 – 16h00 - Keynote speaker: Fred Karpoff - Making the Jump from “Intermediate” to “Advanced”:Professional-Level Arpeggios, Trills, and Tremolos.
Práticas performativas e novas abordagens à interpretação de repertório (1,5 horas)
16h30- 18h00- Reflexão sobre os conteúdos abordados. Sessão de Encerramento.






