A EPTA Portugal, representada pela Associação EPTA LUSA, é uma delegação nacional da EUROPEAN PIANO TEACHERS ASSOCIATION, uma organização que integra associações de praticamente todos os países europeus e que tem congéneres extra-europeias em todos os continentes. A EPTA LUSA tem como fim, conforme expresso no artigo 2º dos seus estatutos, “contribuir para o aperfeiçoamento profissional dos intérpretes e pedagogos através de realização de formações; incentivar o diálogo entre professores e intérpretes, promovendo a reflexão e a troca de conhecimentos específicos da prática musical através de conferências, palestras, workshops e recitais musicais; promover a investigação na relação com as diversas vertentes da prática pianística; divulgar o conhecimento de novos princípios e técnicas de educação pianística e, com esta finalidade, promover contactos a nível internacional”. Ao longo da sua atividade, a associação tem procurado responder a necessidades de formação específicas de docentes das diferentes áreas do ensino da música, através da realização de ações de formação direcionadas aos diferentes grupos de recrutamento do ensino especializado. O programa do X ENCONTRO NACIONAL EPTA PORTUGAL, a realizar na Academia de Música Fernandes Fão, em Ponte de Lima, de 6 a 8 de dezembro de 2025, consubstancia todos os propósitos formativos específicos, contando com a participação de nomes cimeiros do panorama nacional e internacional do ensino da música, entre os quais Paul Harris, Penelope Roskell, Fred Karpoff, António Chagas Rosa, Hélder Entrudo, Ricardo Matosinhos, Paulo Oliveira, Paulo Bastos, Luísa Tender e Luís Pipa.
Sábado, 6 de dezembro de 2025
SESSÃO 1 (4 horas)
Propostas de metodologias inovadoras para o ensino instrumental (4 horas)
· 09h00 - Receção aos participantes e sessão de esclarecimento sobre ação de formação.
· 10h00 - Keynote speaker: Paul Harris - Simultaneous Learning.
· 12h00 - Ricardo Matosinhos - 35 Estudos Para Piano Op. 100 de Ricardo Matosinhos.
· 12h30 - Hélder Entrudo - O jardim: Música para Crianças.
(Pausa para almoço)
SESSÃO 2 (3,5 horas)
Estratégias para o desenvolvimento de práticas performativas que contribuam para a saúde dos músicos (1 hora) | A composição musical e a sua inclusão nos currículos do ensino especializado da música (1,5 horas)
· 14h30 - Penelope Roskell - Aula aberta.
· 16h30 – Paulo Oliveira - Entre edições e decisões: Um olhar crítico sobre as fontes musicais.
Propostas de metodologias inovadoras (1 hora)
· 17h00 - António Chagas Rosa - Trinta Prelúdios, Corais e Outras Coisas Mais.
(Pausa para jantar)
SESSÃO 3 (2 horas)
Práticas performativas e novas abordagens à interpretação de repertório (2 horas)
21h30 - Concerto de Gala - Penelope Roskell, Ana Teles, Fausto Neves, Fred Karpoff, Jill Lawson, Luís Pipa, Luísa Tender, Paul Harris, Paulo Oliveira.
Domingo, 7 de dezembro de 2025
SESSÃO 4 (3,5 horas)
As novas tecnologias no ensino da música e a sua inclusão nas aulas de instrumento (2 horas)
o 9h45 - Ricardo Matosinhos –Dorico: Notação Musical ao Serviço da Educação.
Propostas de metodologias inovadoras para o ensino instrumental (1, 5 horas)
o 11h45- 13h15- Paul Harris - How to sight-read.
(Pausa para almoço)
SESSÃO 5 (5,5 horas)
A composição musical e a sua inclusão nos currículos do ensino especializado da música (1,5 horas)
o 15h00 - Paulo Bastos - 25 anos do Curso de Composição no Conservatório Calouste Gulbenkian de Braga.
o 15h45 - Ana Telles – O piano esquecido de Luís de Freitas Branco.
Estratégias para o desenvolvimento de práticas performativas que contribuam para a saúde dos músicos (2 horas)
o 16h30 - Keynote speaker: Penelope Roskell- Teaching healthy technique to beginners and intermediates.
Práticas performativas e novas abordagens à interpretação de repertório (2 horas)
o 18h30 - Concerto Jovens Pianistas.
Segunda-feira, 8 de dezembro de 2025
SESSÃO 6 (3,5 horas)
Desafios e estratégias para o ensino de adultos iniciantes (2 horas)
o 09h30 - Mesa Redonda (moderação: Luísa Tender) - Desafios e Estratégias para o Ensino de Adultos Amadores.
Práticas performativas e novas abordagens à interpretação de (1,5 horas)
11h30 -13h00- Estudos sobre pedagogia e performance.
(Pausa para almoço)
SESSÃO 7 (3 horas)
Propostas de metodologias inovadoras para o ensino instrumental (1,5 horas)
14h30 – 16h00 - Keynote speaker: Fred Karpoff - Making the Jump from “Intermediate” to “Advanced”:Professional-Level Arpeggios, Trills, and Tremolos.
Práticas performativas e novas abordagens à interpretação de repertório (1,5 horas)
16h30- 18h00- Reflexão sobre os conteúdos abordados. Sessão de Encerramento.
| Duração | 25 horas. |
| Modalidade: | Curso de Formação |
| Formação | Específica |
| Acreditação | CCPFC/ACC-136525/25 |





