A46 - Filosofia Prática com Crianças e Jovens

05-09-2025

1- A EXPERIÊNCIA, COMO MODO DE SE ABRIR AO NOVO E DE SE RELACIONAR COM O PENSAMENTO
-A INVESTIGAÇÃO CRIATIVA, como modo de compor e recompor o pensar.
-O DIÁLOGO COLABORATIVO, como maneira de desenvolver um pensar colectivo.
-O PENSAMENTO CRÍTICO, como forma de questionar o sentido e o porquê do ensinar e do aprender em torno de determinadas metodologias de ensino.
-A TOMADA DE CONSCIÊNCIA de alguns hábitos de ser professor como maneira de aceder ao ponto de vista do aluno (criança ou jovem).
2- CRIAÇÃO DE ESPAÇOS PARA A EXPERIMENTAÇÃO FILOSÓFICA, A PARTIR DE SUPORTES ARTÍSTICOS
Exercícios práticos para desfazer hábitos inibidores da imaginação criativa.
Exercícios filosóficos, para desenvolver a problematização como maneira de abrir espaços onde habitualmente não há perguntas.
Exercício de formulação de associações entre pensamento e sensações existenciais e/ou artísticas.
3- CRIAÇÃO DE ESPAÇOS PARA INSTAURAÇÃO DO DIÁLOGO DEMOCRÁTICO E DA CIDADANIA PLENA
Exercícios de DIÁLOGO PARTICIPATIVO E COLABORATIVO, que podem ser aplicados em contexto de sala de aula.
Exercícios de CIDADANIA EFECTIVA, como forma de treinar o diálogo democrático em contexto de sala de aula
Exercícios de ESCUTA, CUIDADO E ATENÇÃO para com o pensamento filosófico na Infância, como modo de se perspectivar novas dinâmicas relacionais com os alunos.
Exercícios de TOLERÂNCIA E a EMPATIA, no sentido de conseguir abarcar outros pontos de vista e respeitar a diferença.
4- MONOTORZIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DA EXPERIÊNCIA DA FILOSOFIA COM FOCO NA INFÂNCIA
- Monitorização do trabalho dos formandos relacionado com a prática da Filosofia com Crianças e Jovens.
-Partilha, discussão, análise e avaliação de sessões de Filosofia com Crianças, desenvolvidas em contexto de sala de aula, ao longo das sessões síncronas.

Duração25 horas. B-learning
Modalidade:Curso de Formação
FormaçãoEspecífica
AcreditaçãoCCPFC/ACC-135608/25