V Encontros com Ciência

09-02-2026

“Terra no Universo e nós na Terra”

.

V Encontro com Ciência - A Terra no Universo e nós na Terra - Ciência, ponte para o futuro – 17 e 18 de abril.

Especialistas de diferentes áreas dinamizarão um congresso e oficinas com o objetivo de dar a conhecer o papel da Ciência como ferramenta que perspetiva e constrói o futuro da Sociedade.

O congresso destina-se a Escolas (Alunos, Pessoal Não Docente e Pessoal Docente-[ACD]) e à comunidade em geral, carecendo de inscrição.

Consulte o programa em: https://fb.me/e/71w45krqL

Inscrição Individual (palestras e oficinas): Inscrição Individual 2026 – Preencher o formulário

Inscrição de Escolas: Inscrição Escolas 2026 – Preencher o formulário

Inscrição dos Docentes nas ACD: https://www.cenfipe.edu.pt/

Organização conjunta do Agrupamento de Escolas de Paredes de Coura, através do seu Clube Ciência Viva na Escola, S.O.S. Terra, e do Município de Paredes de Coura com o apoio do CENFIPE.

Programa

.

Dia 17 de abril

ACD 1: V Encontro com Ciência – “Ciência, ponte para o futuro” (inscrições)

6 horas (3 horas manhã + 3 horas tarde)

.

.

9h00 – Credenciação/ Visita às Exposições

Exposições:

Princípio, Meio e Fim: bioeconomia têxtil com futuro”, CITEVE

“Plástico: o material que facilita e melhora a nossa vida”, PIEP

“Da Terra aos confins do Universo”, Planetário do Porto, U. Porto

9h15 - Sessão de Abertura;

Palestras (Centro Cultural de Paredes de Coura)

O formando poderá escolher uma das Palestras que ocorrem em simultâneo num total de seis horas de formação.

09h30/10h30 - "Do laboratório para o bloco operatório: a tecnologia como ponte para o futuro na saúde", dinamizada pelo Dr. Diogo Luz, Médico especialista em Neurocirurgia na ULS Almada-Seixal e assistente convidado de Anatomia na NOVA Medical School.

Sinopse

- Como o conhecimento científico se transforma em ação clínica no bloco operatório.

- A ciência como uma ponte entre a investigação, a tecnologia e a sociedade.

09h30/10h30 - “O futuro dos materiais têxteis”, dinamizada pela Dra. Teresa Silva, investigadora e gestora de projetos no CITEVE – Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal.

Sinopse

- Exemplos concretos dos materiais têxteis do futuro, que visam por um lado o incremento da sustentabilidade e por outro, o aumento da performance, através da funcionalização (com exemplos específicos como antimicrobiano, antioxidante, retardante de chama, repelência...) e interatividade a estímulos do meio ambiente (com exemplos a variações por efeito da luz solar, temperatura, energia elétrica...), bem como exemplos concretos e demonstradores desenvolvidos no CITEVE no âmbito dos projetos be@t, tExtended, VERDEinMED, TexMaTer, Fashion Forward e RESOTEX, com reforço do papel do consumidor e das empresas na transição para modelos circulares.


11h00/12h00 - " Redescobrir os Plásticos: do Preconceito à Inovação”, dinamizada pela Dra. Claúdia Cristóvão, Diretora Geral do Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros.

Sinopse

- Reflexão sobre a evolução dos materiais plásticos, desde os preconceitos associados ao seu uso até às soluções inovadoras que estão a ser desenvolvidas atualmente, demonstrando como os plásticos podem ser repensados como materiais-chave para responder aos desafios do futuro, quando desenvolvidos de forma responsável e inovadora.

11h00/12h00 -Investigação científica ao serviço da medicina, dinamizada pela Dra. Beatriz Domingues, investigadora clínica na Sword Health.

Sinopse

- O papel da investigação científica na área da saúde, com especial ênfase no desenvolvimento de dispositivos médicos e de novas terapias para aplicação clínica. Exemplos de como problemas reais vividos pelos doentes dão origem a questões científicas e de que forma a investigação desenvolvida em laboratório chega aos hospitais, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

14h00/15h00 - Biomecânica: uma ponte para o melhor entendimento do movimento humano”, dinamizada pelo Dr. João Paulo Villas-Boas, Professor Catedrático de Biomecânica na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, Diretor do Laboratório de Biomecânica do Porto (LABIOMEP-UP) e Presidente do International Council of Biomechanics and Medicine in Swimming (icBMS)

Sinopse

- Biomecânica como interciência que resulta do cruzamento de saberes entre a Biologia e a Mecânica, ramo da Física que se dedica a estudar as forças e os seus efeitos. Exemplos do desporto, mas também aplicações clínicas, ergonómicas e forenses da Biomecânica

15h30/16h30 - Dopagem no Desporto: a Ciência que defende o Jogo Limpo”, dinamizada pelo Dr. João Ruivo, Diretor do Laboratório de Análises de Dopagem / Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA).

Sinopse

- O papel da ciência, em particular da Química, no combate à dopagem, explicação de forma simples como funcionam as análises laboratoriais e qual o papel dos laboratórios acreditados pela World Anti-Doping Agency (WADA)

Poderá acompanhar a divulgação do IV Encontro com Ciência em: https://fb.me/e/71w45krqL

.

Dia 18 de abril

ACD 2: “V Encontro com a Ciência – “Progresso ou Vertigem? O dilema da Ciência no século XXI(inscrições)

4 horas (das 9h00 às 13h00)

.


9h00 – Credenciação/ Visita às Exposições

Exposições:

Princípio, Meio e Fim: bioeconomia têxtil com futuro”, CITEVE

“Plástico: o material que facilita e melhora a nossa vida”, PIEP

“Da Terra aos confins do Universo”, Planetário do Porto, U. Porto

9h15 – Sessão de abertura

9h30min/13h00 (Sala 1) - Conversa científica, em modelo de “mesa-redonda”, moderada pelo Dr. Tiago Brandão Rodrigues, Professor Universitário e Gestor e Ex-Ministro da Educação.

Os restantes membros da “mesa-redonda” serão:

- Dr. Pedro Morgado, Professor Associado com Agregação na Escola de Medicina da Universidade do Minho, Coordenador Regional de Saúde Mental do Norte, membro da Coordenação Nacional de Saúde Mental e médico especialista do Serviço de Psiquiatria do Hospital de Braga e investigador no Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde (ICVS) e no Centro Clínico Académico 2CA-Braga;

- Dr. Miguel Castanho, Investigador Principal no Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes (iMM) em Lisboa e Professor catedrático na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL;

- Dra. Luísa Coheur, Professora associada do departamento de Engenharia Informática do Instituto Superior Técnico (IST) e investigadora no Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores - Investigação e Desenvolvimento (INESC-ID).