Seminário Online CENFIPE 2020 | A Escola e os Desafios do Ensino à  Distancia. 20 de Junho . Inscrições gratuitas. ACD 3 horas.Caro(a) Colega! O CENFIPE? Centro de Formação e Inovação dos P

05-03-2021

SEMINÁRIO CENFIPE ONLINE

A ESCOLA E OS DESAFIOS DA APRENDIZAGEM À DISTÂNCIA

Muito se tem falado das aulas online. Os professores foram surpreendidos com novas necessidades e ferramentas com as quais não estavam familiarizados. Consequência: uma corrida a toda a velocidade para tentar amenizar essa lacuna. Apesar de a tecnologia ser uma realidade cada vez mais frequente no nosso dia-a-dia, nos mais diversos setores, as dinâmicas em aula não estavam ainda muito familiarizadas com esta realidade. A Pandemia COVID-19 e o consequente confinamento em casa de milhares de alunos e docentes veio exigir uma aproximação rápida de todos às tecnologias comprimindo um processo que se esperava evolutivo, ao longo dos anos e não apenas em 1 ou 2 meses. Entrar no Zoom, no Teams, no GoogleClassroom e dar as aulas com normalidade parecia uma coisa simples, mas rapidamente se verificou que era necessário mais do que isso. São necessárias plataformas não só para dar a aula, como para gerir conteúdos e alunos, criar dinâmicas, dar notas e todo o trabalho subjacente à vida de professor. Esta crise sanitária se, por um lado mostrou a grande capacidade, querer e profissionalismo dos docentes em responder à situação, com resiliência, por outro lado, veio evidenciar alguma fragilidade na forma pouco confortável como alguns docentes se sentem com as tecnologias, particularmente as plataformas de ensino à distância.

O CENFIPE atento a esta realidade procurou, desde a sua génese, estar ao lado dos professores da suas escolas associadas, constituindo-se como um parceiro de inovação e de melhoria dos Projetos curriculares e educativos. Assim, paralelamente a um pacote de formação sobre Plataformas digitais e a sua utilização educativa, aproveitamos para marcar este momento de desenvolvimento profissional dos recursos humanos docentes com o seguinte programa:

9.30.Sessão de Abertura

Diretor CENFIPE

Presidentes de câmara

Presidente da Autarquia de Arcos de Valdevez

Presidente da Autarquia de Ponte da Barca

Presidente da Autarquia de Ponte de Lima

Presidente da autarquia de Paredes de Coura

10.00 horas |Intervenção do Professor João Costa ( Secretário de Estado Adjunto e da Educação)

10.30 horas |Carlos Louro – Diretor do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca/ (Conselho dos Diretores do CENFIPE| Tempos de Emergência, Gestão Escolar e ensino à distância: o que aprendemos e desafios futuros

11.15. Nuno Ricardo Oliveira | Da teoria à prática numa aprendizagem remota

Assistant Professor | ISEC Lisboa

Project Manager of Departament Educational Technology | Nova SBE

Integraded researcher in the Laboratory of Distance Education and e-Learning (LE@D) | Universidade Aberta

ICT Pedagogical Trainer/Adviser

Nuno Ricardo Oliveira

Nuno Ricardo Oliveira é licenciado em Teologia pela Universidade Católica Portuguesa (2003), mestre em Educação e Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico de Santarém (2011). Doutorado em Educação com a especialização em Educação a Distância e eLearning pela Universidade Aberta (2018). Desde out/2019 é Professor Adjunto no ISEC Lisboa nas áreas de Tecnologias Educativas e Multimedia e é Coordenador do Learning Innov@tion Studio da mesma instituição. Desde janeiro/2020 é Project Manager do
Department of Educational Technology da Nova SBE (School of Business & Economics). Desenvolve atividade como formador especializado na formação contínua de professores e formadores nas áreas das Tecnologias Educativas e Formação Pedagógica de Formadores. É investigador integrado do Laboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@D) UID-FCT nº 4372 onde se encontra a desenvolver investigação sobre Platforms and Social
Networks for Online Education. As áreas de interesse de investigação e de algumas publicações centram-se nos temas de Digital Identity, Digital Literacy, Pedagogy of Technology Integration, Personal Learning Environment, Personal Learning Network.

ENCERRAMENTO

Organização Parceiro Institucional | IPV- ESTGL