O rápido desenvolvimento das tecnologias digitais mudou o mundo em apenas meio século, mas o progresso não fica poraqui. A transformação digital é um processo de mudança de mentalidade nas instituições de ensino, que passam a usar atecnologia para cumprir o objetivo de se tornarem inovadoras e continuarem na vanguarda da sociedade. Apesar da Gamificação e da Inteligência Artificial (IA) já existirem há algum tempo, a oportunidade de combinar estas duas ferramentas alarga-se com o aparecimento de modelos de linguagem natural, como o ChatGPT3. A Gamificação tem tido um impacto significativo na educação nos últimos anos, porque envolve o uso de elementos de jogos em atividades de ensino e aprendizagem. Esta metodologia ganha interesse, porque aumenta o envolvimento dos alunos nas atividades escolares. Torna as tarefas mais desafiadoras, mais divertidas e, portanto, mais fáceis. O uso da gamificação como intervenção instrucional para gestão das emoções de aprendizagem dos alunos tornou-se numa tendência da investigação educacional. Atualmente, com a IA é possível personalizar a aprendizagem, identificar áreas de dificuldade dos alunos e oferecer retroalimentação em tempo real. Nesta ação de formação vamos aprender como integrar estes dois domínios na prática pedagógica.
Formação b-learning
As sessões presenciais e on-line serão definidas na 1.ª sessão (11 de abril - presencial)
N.º Sessão | Dias/Mês | Horário | Duração |
1 | 11/04/2024 | 18h00-21h00 | 3h |
2 | 12/04/2024* | 14h30-17h30 | 3h |
3 | 24/04/2024 | 18h00-21h00 | 3h |
4 | 02/05/2024 | 18h00-21h00 | 3h |
5 | 08/05/2024 | 18h00-21h00 | 3h |
6 | 15/05/2024 | 18h00-21h00 | 3h |
7 | 22/05/2024 | 18h00-21h00 | 3h |
8 | 06/06/2024 | 18h00-22h00 | 4h |
TOTAL 50 horas | 25h em sessão+25h trabalho autónomo |
* Participação no evento divulgado AQUI
Duração | 50 horas. |
Modalidade: | Oficina de Formação |
Formação | Geral |
Acreditação | CCPFC/ACC-122509/24 |