A17-O Uso das LMS Microsoft Teams e aplicações do Office 365 na pedagogia do ensino à Distância e no Ensino Presencial

27-01-2023

Módulo 1: Apresentação do formador, dos formandos e do curso de formação: objetivos, conteúdos, avaliação e cronograma, conceito de plataforma, aplicação e ferramenta digital de ensino, aprendizagem e avaliação, acesso à aplicação OneDrive, expetativas dos formandos na formação com recurso à ferramenta Mentimeter, exploração da ferramenta Mentimeter, construção do Portefólio Individual / diário da formação com a ferramenta Padlet, exploração da ferramenta Padlet, apresentação da plataforma Office 365 e suas potencialidades educativas. (2h síncronas + 1h assíncrona)

Módulo 2 – Exploração técnica e pedagógica do LMS Microsoft Teams: atividade, conversa, equipas, tarefas, calendário, chamadas, ficheiros, aplicações, ajuda e descarregar a aplicação Teams para o ambiente de trabalho do computador; criar, gerir, sair, editar e eliminar equipa, adicionais canais e membros, gerir etiquetas, canal geral, separadores (publicações, ficheiros, tarefas, bloco de notas escolares, notas, aplicações) e reuniões. Instalação e utilização da app Teams no computador e no telemóvel. (4h síncronas + 5h assíncronas)

Módulo 3 – Exploração das aplicações do Office 365 para o ensino e aprendizagem: Outlook, OneDrive, SharePoint, Whiteboard, Sway e PowerPoint com som.(4h síncronas + 5h assíncronas)

Módulo 4 – Exploração das aplicações do Office 365 para a avaliação pedagógica: Docx, Microsoft Forms, Wiki, Stream e OneNote. (3h síncronas + 3h assíncronas)

Módulo 5: Realização da seguinte atividade no Portefólio Individual: levantamento das plataformas, aplicações e ferramentas digitais de formação e ensino-aprendizagem abordadas na formação e reflexão sobre as respetivas vantagens e desvantagens no âmbito da sua aplicação em contexto educativo. Apresentação do Portefólio individual produzido pelos formandos no decorrer da formação. Avaliação da ação, orientações para elaborar a reflexão crítica e arquivo de documentação na aplicação OneDrive (1h síncrona + 2h assíncronas)

  • 2022 - 1 turma

Duração30 horas. 30
Dias de Duração10
Modalidade:Curso de Formação
FormaçãoGeral
AcreditaçãoCCPFC/ACC- 110816/21