A18-Aprendizagem Ativa com Recurso às TIC – Nos trilhos da Inclusão no Ensino à Distância e Presencial

27-01-2023

Módulo 1- Contextualização da Ação - Apresentação dos participantes e do curso de formação
(objetivos, conteúdos, avaliação e cronograma). Construção do Portefólio Individual / diário da
formação com a ferramenta Padlet, construção da ferramenta colaborativa Tricider - exploração das
mesmas. Introdução ao conceito de aprendizagem ativa. Exploração das ferramentas Mentimeter,
Wheel Decide e Animoto. (2h síncronas + 1h assíncrona)
Módulo 2- Aprendizagem ativa versus aprendizagem passiva /Métodos e estratégias de aprendizagem
ativa - Debate sobre as principais diferenças entre aprendizagem ativa e aprendizagem passiva. Reflexão
sobre os principais benefícios da aprendizagem ativa. Métodos e estratégias de aprendizagem ativa.
Exemplos práticos de aprendizagem ativa: Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Projetos.
Desafios das abordagens de aprendizagem ativa e formas de os ultrapassar. Exploração das ferramentas
Popplet, Canva (3h síncronas + 3h assíncronas)
Módulo 3 - Planificação de atividades de aprendizagem ativa - Exploração das ferramentas Ted-Ed
Lessons, Socrative e Forms. Planificar uma atividade de aprendizagem ativa utilizando o guião
disponibilizado e partilhar no mural.
(4h síncronas + 5h assíncronas)
Módulo 4 - Apresentação e partilha final da implementação realizada / O portal eTwinning -
Explanação da implementação da atividade planificada, análise sobre a eficácia das metodologias e
estratégias utilizadas. Exploração do portal eTwinning: o eTwinning Live; o TwinSpace; registo no
eTwinning e no projeto a desenvolver. Exploração e criação de atividades nas ferramentas Crear Tu
Avatar, Trading Card (6h síncronas + 6h assíncronas)
Módulo 5 - Ferramentas de ensino, aprendizagem e avaliação para o desenvolvimento de projetos –
exploração e criação de atividades nas ferramentas Voki, Thinglink, Animaker, Storytelly, Story Jumper,
Powerpoint (jogos e quiz), (8h síncronas + 9h assíncronas)
Módulo 6 – Reflexão e Avaliação – Apresentação do Portefólio produzido pelos formandos no decorrer
da formação. Análise sobre a eficácia das metodologias e estratégias aplicadas em contexto educativo.
Avaliação da ação, orientações para elaborar a reflexão crítica. (1h síncrona + 2h assíncronas)

  • 2022 - 1 turma

Duração50 horas. 50 horas presenciais
Dias de Duração15
Modalidade:Curso de Formação
FormaçãoGeral
AcreditaçãoCCPFC/ACC- 108892/20