Introdução
Importância da Educação em Ciências nos primeiros anos de escolaridade;
Estratégias de Ensino Experimental, baseadas em atividades “mãos na massa”;
Articulação das Ciências experimentais com as novas tecnologias.
Atividades Experimentais I
• Atividades propostas para o 1.º ano
Act. 1 - A sucessão dos dias e das noites
Act. 2 - A flutuação dos corpos
Act. 3 - A dissolução
Act. 4 - Produção de sons
• Atividades propostas para o 2.º ano
Act. 5 - O ar ocupa espaço
Act. 6 - O movimento do ar
Act. 7 - O “peso” do ar
Atividades Experimentais II
• Atividades propostas para o 3.º ano
Act. 8 - A propagação retilínea da luz
Act. 9 - A reflexão da luz
Act. 10 - A refração da luz
Act. 11 - O arco-íris
Act. 12 - A atração e repulsão dos ímanes
• Atividades propostas para o 4.º ano
Act. 13 - As fases da Lua
Act. 14 - Os eclipses do Sol e da Lua
Act. 15 - A Terra no Sistema Solar
Act. 16 - Reação de combustão
Act. 17 - O estados físicos da matéria
Act. 18 - A propagação do som
Act. 19 - A eletricidade estática
Act. 20 - Um circuito elétrico simples
Act. 21 - Bons e maus condutores da corrente elétrica
C R O N O G R A M A
N.º Sessão | Dias/Mês | Horário | Duração |
1 | 27/03/2024 | 17h00-20h00 | 3h |
2 | 10/04/2024 | 17h00-20h00 | 3h |
3 | 24/04/2024 | 16h30-19h30 | 3h |
4 | 29/04/2024 | 16h30-19h30 | 3h |
5 | 06/05/2024 | 16h30-19h30 | 3h |
TOTAL 30 horas | 15h em sessão + 15h trabalho autónomo |
Duração | 30 horas. 17:00h às 20:00h |
Modalidade: | Oficina de Formação |
Formação | Específica |
Acreditação | CCPFC/ACC-115443/22 |